Yara e a Natureza (fragmento de texto)
“Um dos mais ricos aspectos da arte de Yara Tupynambá são as pinturas que se ocupam de paisagens naturais, como plantas, matas e horizontes sem edificações, a exemplo das telas que compõem as séries Estação Ecológica de Tripuí e Serra do Cipó, tornando-a a grande tradutora pictórica da história natural mineira contemporânea.
São notórias a dificuldade e a resistência da arte plástica para com o ambiente natural. Excetuadas as marinhas, que merecem uma vasta pinacoteca, poucos se dispuseram ao desafio oferecido pelo emaranhado de galhos, folhas, troncos e pedras. Não há uma representação artística natural na Grécia; em Roma, a vegetação é retratada – quando o é – apenas para compor o cenário. Esse descaso prossegue pela arte bizantina, atenta aos santos, e pela arte medieval ocidental, que para além dos santos, cuida de reis, nobres e guerreiros. Bosques e plantas ocupam eventualmente um plano de fundo ou lateral, registrados como aspecto secundário do enredo. Talvez só os pintores budistas, no oriente distante, tenham dado atenção à natureza como manifestação de sua postura religiosa, de sua devoção. As imagens eram compostas por mestres, como exercício de elevação espiritual e utilizadas, posteriormente, em exercícios de meditação. Uma poesia gráfica de beleza singela, obtendo o máximo efeito estético a partir da interferência mínima, apreende água, ramagens, pássaros, montanhas, árvores para representá-los na tela…”
Gladston Mamede
Professor de Direito. Membro do Instituto
Histórico e Geográfico de Minas Gerais (2007)
Estação Ecológica do Tripuí
Área: 337 h3ectares – Distância de Belo Horizonte: 92 Km
Situada na entrada da cidade de Ouro Preto. A palavra Tripuí, que nomeia o principal Córrego da Unidade, é de origem Tupi e quer dizer: água de fundo sujo. A Reserva do Tripuí, localizada junto ao trevo de entrada da cidade, é um dos sítios ecológicos mais importantes do Brasil. Revela um curioso personagem: o raríssimo fóssil vivo Peripatus acacioi, parecido com uma lesma que encontra, na reserva, seu habitat natural.